terça-feira, 21 de abril de 2009

A arte do Neolítico leva à escrita

Todas as conquistas técnicas do Neolítico refletiram na arte. O homem, que se tornara um camponês, não precisava ter os sentidos apurados do caçador do Paleolítico, e o seu poder de observação foi substituído pela abstração e racionalização.



A conseqüência imediata foi o abandono do estilo naturalista que predominava na arte do Paleolítico, e o surgimento de um estilo simplificador e geometrizante.




Em lugar de representações que imitavam fielmente a natureza, vamos encontrar sinais e figuras que mais sugerem do que reproduzem seres. Essa é a primeira grande transformação na história da arte.

Mas não foi apenas a maneira de desenhar e pintar que sofreu modificações. Os próprios temas da arte mudaram: começaram a ser representações da vida coletiva.
Agora o artista tinha de dar a idéia de movimento, o que foi conseguido nas cenas de danças coletivas, possivelmente ligadas ao trabalho de plantio e colheita.

A preocupação com o movimento fez com que os artistas criassem figuras leves, ágeis, pequenas e de pouca cor.

Com o tempo, essas figuras foram se reduzindo a traços e linhas muito simples, mas que comunicavam algo para quem as via. Desses desenhos surge, portanto, a primeira forma de escrita, a escrita pictográfica, que consiste em representar seres e idéias pelo desenho.

Saiba mais:

5 comentários:

  1. Ahn que bonitinho, lembrei do meu primeiro ano. Ohn *.*

    Beijo gatam!

    ResponderExcluir
  2. Ola, gostei muitooO me ajudo bastante no meu trabalho de artes! Parabens ta otimoOo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito obrigada! Me ajudou muito no meu trabalho de artes!
    Bj

    ResponderExcluir