terça-feira, 21 de abril de 2009

A arte do Neolítico leva à escrita

Todas as conquistas técnicas do Neolítico refletiram na arte. O homem, que se tornara um camponês, não precisava ter os sentidos apurados do caçador do Paleolítico, e o seu poder de observação foi substituído pela abstração e racionalização.



A conseqüência imediata foi o abandono do estilo naturalista que predominava na arte do Paleolítico, e o surgimento de um estilo simplificador e geometrizante.




Em lugar de representações que imitavam fielmente a natureza, vamos encontrar sinais e figuras que mais sugerem do que reproduzem seres. Essa é a primeira grande transformação na história da arte.

Mas não foi apenas a maneira de desenhar e pintar que sofreu modificações. Os próprios temas da arte mudaram: começaram a ser representações da vida coletiva.
Agora o artista tinha de dar a idéia de movimento, o que foi conseguido nas cenas de danças coletivas, possivelmente ligadas ao trabalho de plantio e colheita.

A preocupação com o movimento fez com que os artistas criassem figuras leves, ágeis, pequenas e de pouca cor.

Com o tempo, essas figuras foram se reduzindo a traços e linhas muito simples, mas que comunicavam algo para quem as via. Desses desenhos surge, portanto, a primeira forma de escrita, a escrita pictográfica, que consiste em representar seres e idéias pelo desenho.

Saiba mais:

5 comentários: